sexta-feira, 5 de julho de 2013

INTRODUÇÃO AO TRABALHO DE MICROSCOPIA: USO E AJUSTE DO MICROSCÓPIO ÓPTICO


AULA PRÁTICA Nº 1

USO E AJUSTE DO MICROSCÓPIO ÓPTICO

        1 .   Introdução:
As dimensões das estruturas biológicas podem agrupar-se em dois grandes grupos, macroscópicas, isto é, visíveis ao olho humano, e microscópicas, alusivas às estruturas invisíveis a olho humano, tendo como fronteira o poder de resolução do mesmo. Com o intuito de conhecer a natureza íntima dessas estruturas biológicas o homem foi induzido à criação de aparelhos que permitissem o estudo da microscopia dos seres vivos; a criação do microscópio possibilitou essa realização. Usando recursos da microscopia o homem foi, gradativamente, desvendando os mistérios das células. O professor Dr. Guilherme Araújo, de biologia celular, apresentou-nos a importância do microscópio e a forma correta de manuseá-lo.
 
          2. Objetivo:
Conhecer as estruturas do microscópio óptico e aplicar estes conhecimentos as necessidades da disciplina, pesquisa e extensão.

              3. Material utilizado:
·         1 Microscópio (Nikon Eclipse E200)
·         1 Lâmina
·         1 Lamínula
·         1 Fio de cabelo
·         1 Conta-gotas
·         1 Gota de água da torneira 
·         1 mL (Gota) de óleo de imersão (Nikon)
 
          4.  Procedimentos

4.1. Posição fundamental do microscópio
Ao início do procedimento encontrou-se o microscópio nas seguintes condições:

·      Microscópio coberto pela capa
·      Platina/mesa do microscópio abaixada
·      Posição do revólver na Objetiva de 4X (vermelha)
·      Botão de desligar na posição off (desligado)
·      Botão de intensidade da luz no mínimo
            4.2. Uso e ajuste do microscópio óptico

Certificando-se da posição correta dos materiais, iniciaram-se os procedimentos.
·         Primeiramente ligou-se o microscópio na tomada de 110 w;
·         Na Lâmina limpa colocou-se a amostra de fio de cabelo;
·         Colocou-se também uma gota de água, sobre a amostra posicionada (fio de cabelo), com o conta-gotas;
·         Coloco-se também a Lamínula que se fixou sobre a lâmina com ajuda da gota d’água;
·         A amostra pronta foi colocada cuidadosamente na Platina, em seu divido lugar, e presa com a Pinça;
·         Com o auxilio do Condensador a lâmina foi posicionada de modo que a luz trespassasse a amostra de fio de cabelo;
·         Com o auxilio do Macrômetro e do Micrômetro foi possível o ajuste e foco da luz e imagem.

                                    5.  Resultados

            Com a realização dos procedimentos citados acima foi possível observar, na ocular, o fio de cabelo (amostra), com sua resolução aumentada na objetiva de cor vermelha (4X), até seu limite de ampliação.


Foto: Mariany Ferreira- Figura 1-Micrografia captada ao microscópio óptico no limite de ampliação da objetiva de cor vermelha (4x).

            Ao girar o revólver no sentido horário, pôde-se observar a amostra com uma resolução e ampliação maior com a objetiva de cor amarela (10X).

           
Foto: Mariany Ferreira- Figura 2- Micrografia captada ao microscópio óptico no limite de ampliação da objetiva de cor amarela (10x).
                     6.  Conclusão
            A capacidade de ampliação do microscópio permite ao homem estudar estruturas invisíveis ao olho humano e, para que esta prática seja bem sucedida é necessário o conhecimento dos componentes e do manuseio correto do instrumento. O microscópio não tem utilidade nenhuma para aqueles que não sabem manuseá-lo, e precisa de, como todo aparelho delicado, cuidado na sua utilização, pois possui partes realmente frágeis. Concluí-se que o microscópio é de grande valia nos estudos de estruturas não vistas a olho humano, certo de quem vai manuseá-lo tenha total consciência de como utilizá-lo.

                    7.  Referências

LACERDA, G. A. O microscópio de luz. Disponível em: < http://guibiologia.blogspot.com.br/2012/08/pratica-01-o-microscopio-de-luz.html>
LACERDA, G. A. Manual de aulas práticas em biologia celular (apostila). Disponível para xerox em: <UNIMONTES/ Campus Janaúba - MG>
SOARES, C.P.; SILVA, N.S. Práticas de biologia celular. Disponível em: < http://www.slideshare.net/DanielDelani/aulas-prticas-de-bio-cel>
SILVA, D. DE F.; PEREIRA, M. N.; FERREIRA, M. Relatório P.1º - Uso e ajuste do microscópio óptico. Disponível com autorização do autor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário