sexta-feira, 5 de julho de 2013

EXTRAÇÃO DO DNA DA BANANA


AULA PRÁTICA Nº 14
EXTRAÇÃO DO DNA DA BANANA


1. Introdução

            As membranas, celular e nuclear são compostas principalmente por lipídios. As proteínas encontram-se aprisionadas na bicamada lipídica.Os organitos celulares são compostos por proteínas, ácidos nucléicos ( DNA e RNA ), envolvidos por uma membrana.As paredes celulares das células vegetais são compostas essencialmente por polissacarídeos.As pequenas estruturas celulares são compostas por substâncias com diferentes propriedades químicas, pelo que os procedimentos experimentais devem ser definidos de modo a separar um determinado constituinte celular das restantes partes, sem causar muitos danos.

2. Objetivo

            Compreender a ocorrência do material genético (DAN) em todos os organismos vivos.

3. Material

02 Bananas
02 Copos
100g de gelo
01 punhado de sal de cozinha
10 mL de Álcool comercial gelado
10 mL de detergente de cozinha
01 fonte de fogo (lamparina)
100 mL de água destilada
01 proveta de 10 mL
01 funil
01 Peneirinha
01 bandeja p/ gelo e recipientes
01 almofariz e pistilo

4. Métodos

Macerou-se a banana; acrescentou-se um punhado de sal; acrescentou-se 10 mL de detergente; acrescentou-se 100 mL de água destilada; transferiu-se o material para um copo (de requeijão); Colocou-o na fonte de calor (lamparina) até ferver; Retirou-se o material da fonte de calor e peneirou-o (colocando-o em um recipiente em um ambiente resfriado); Passou-se o líquido para a proveta, distribuiu-se o material em 3 tubos e por fim acrescentou-se o álcool gelado.



5. Resultados

Foto onde é possível ver o DNA (em forma de uma massa esbranquiçada)


Foto: Janiquele Soares. Figura 01

6. Conclusão

As proteínas da banana, nós quebramos através do calor e maceração, o álcool foi importante para o DNA se isolar e formar uma nuvem esbranquiçada, o DNA não é solúvel em álcool, o que permitiu o seu isolamento. O detergente teve como papel quebrar a membrana para que o conteúdo celular, incluindo as proteínas e o DNA, se soltasse e se dispersasse na solução. O sal usado no começo possibilitou que as moléculas de DNA aparecessem no final dessa prática através da precipitação das proteínas.


7. Referencias

LACERDA, G.A. Manual de Aulas Práticas em Biologia Celular. Janaúba: UNIMONTES, Faculdade de Zootecnia, 2013.
MEDEIROS. Eloisa, Extração de DNA da Banana. <disponível em:> http://www.ebah.com.br/content/ABAAABboAAL/extracao-dna-banana

Um comentário:

  1. O detergente que é usado para dissolver as membranas lipídicas além de desintegrar os núcleos e os cromossomos das células, pensando nisso dá pra se ter uma ideia do que tal substância pode fazer ao meio ambiente, quando lançados em rios formando uma camada de espuma que impede a passagem de oxigênio, essencial para os seres aeróbicos

    ResponderExcluir