domingo, 24 de novembro de 2013

Proteínas__ Albumina: Ph e temperatura

Aula prática n°5

Proteínas- Albumina: Ph e Temperatura

  1. Introdução

As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares, existem muitas espécies diferentes de proteína, cada uma especializada para uma função biológica diversa, além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas.
O ovo é uma grande fonte de proteínas já que na clara do ovo tem grande concentração de albumina que é uma proteína de alto valor biológico, de excelente biodisponibilidade (facilmente aproveitada pelo organismo e fácil digestão).

2.  Objetivo

Verificar a alteração da albumina em função da manduça de Ph e da temperatura. 


3.  Material

  • Clara de ovo;
  • Vinagre;
  • Tubos de penicilina;
  • Pipeta de Pasteur.

4.  Métodos

Em tubo de penicilina foi posto uma pequena quantidade de clara de ovo e adicionado 5 gotas de acido acético na mesma.
Em um outro tubo foi colocado uma quantidade de clara, porem sem adição de nada.
Colocou-se ambos sobre a chapa improvisada (usando o abafador do fogareiro).
A partir daí reações e alterações foram observadas.

5.  Resultados

Notou-se que no tubo em que se adicionou o vinagre, originou-se um "coagulo" nas proteínas.


    Foto: Liza Caroline



    Foto: Liza Caroline

E ja ao esquentarmos, no recipiente em que o ' coagulo' havia se formado, permanece, no entanto o outro sem vinagre é rápida sua aglutinação.


6.  Conclusão 

Esse processo em que acontece com a proteína quando exposta a condição como variação de temperatura, mudanças de Ph chamada desnaturação é onde mudamos a conformação da proteína, ela perde suas propriedades e sua estrutura tridimensional. Esse fenômeno promove alterações que diminuem a solubilidade da proteína por isso sua precipitação. 

7.  Referencias

LACERDA, G. A. Manual de Aulas Práticas em Biologia Celular. Janaúba: UNIMONTES, Faculdade de Zootecnia, 2013.


20 comentários:

  1. Nesta aula tivemos a grande oportunidade de aprender, que as estruturas de uma proteína podem ser alteradas, em diversos fatores, vimos a alteração da albumina, na mudança de temperatura e Ph. Onde aquecemos a clara do ovo, que veio ocorrer a aglutinação e a precipitação da proteína albumina, é por isso que ela vai se tornar branca.

    ResponderExcluir
  2. Nesta aula pratica vimos que a proteína do ovo pode ser rompida através de aquecimento e aumento do ph.

    ResponderExcluir
  3. Nesta aula pratica pude observar a quebra das proteinas atraves do aquecimento.

    ResponderExcluir
  4. Foi vista nesta aula que as estruturas das proteínas podem ser mudadas por diversos fatores, com isso vimos que a albumina pode ser alterada realizada devido a alteração de pH. Quando aquecemos a clara do ovo ocorre a aglutinação e a precipitação da proteína albumina .

    ResponderExcluir
  5. Na 5° aula tivemos oportunidade de observa estruturas de uma proteína. Onde aquecemos a clara do ovo, que veio ocorrer com o aumento do PH a desnaturação que muda conformação da proteína e ela perde sua propriedade, que no final do objetivo teve sua coloração branca.

    ResponderExcluir
  6. Na última aula vimos que podemos alterar as estruturas de uma proteína em diversos fatores, como o aquecimento e aumento do PH. Quando aquecemos a clara do ovo ocorre aglutinação e a precipitação da proteína albumina, e com a perda de propriedade e de sua desnaturação o experimento acabará no final com uma tonalidade branca.

    ResponderExcluir
  7. Nesta aula prática nós acadêmicos vimos com a adição do vinagre e o aquecimento acontece a precipitação da albumina na clara do ovo.

    ResponderExcluir
  8. Nesta quinta aula prática realizamos a desnaturação da albumina aquecendo e alterando o seu pH , fazendo com que sua estrutura física fosse alterada.

    ResponderExcluir
  9. Aula muito boa, nela nos podemos aprender sobre a proteína albumina e onde ela é encontrada que no caso é no ovo, aprendemos também sobre o processo de desnaturação e a mudança de temperatura e o pH da albumina, assim sendo modificand a estrutura física da mesma.

    ResponderExcluir
  10. Está aula, nos deu a oportunidade de aprender sobre alterações nas estruturas de proteínas em diversos fatores, uma dessas alterações foi vista no ovo, é a precipitação da albumina na clara do mesmo que ocorre devido a adição de vinagre mais o aquecimento da clara, que junto com a aglutinação a torna branca.

    ResponderExcluir
  11. Nesta aula, ministrada pelo professor Guilherme, foi de suma importância para o nosso aprendizado, que tivemos a chance de observar as alterações nas estruturas de proteínas, em diversas situações, onde vimos a alteração da clara de ovo ( grande concentração de albumina ) , em que mudou tanto o pH como a temperatura. Foi adicionado o vinagre, com isso houve uma coagulação nas proteínas, e em seguida, ao aquecermos, acontece a aglutinação rapidamente em que pode ser formado uma coloração branca no final do experimento.

    ResponderExcluir
  12. Nessa quinta aula pratica observamos Proteínas Albumina: Ph e temperatura
    essa aula usamos o ovo que tem grande concentração de albumina que é uma proteína de alto valor biológico para
    verificar a alteração da albumina em função da mudança de Ph e da temperatura com a adição do ácido acético(vinagre) e aconteceu um coagulo nas proteínas onde foi adicionado o ácido acético e colocado em alta temperatura foi quando mudou a formação da proteína.

    ResponderExcluir
  13. Nesta aula fizemos a experiencia com ovo e ácido acético, essa solução controle sofreu um aquecimento ,onde se notou que seu líquido tornou-se esbranquiçada e com uma consistência sólida, onde pelo fato de ter sido aquecida provocou uma desnaturação da albumina, pois pelo aumento da temperatura atingiu as pontes de hidrogênio de forma complexa.

    ResponderExcluir
  14. Vimos nesta aula como alterar a estrutura física da proteína albumina, para altera o pH foi usado o vinagre onde junto ao aquecimento se formou um coagulo, mas quando houve apenas o aumento da temperatura ocorreu aglutinação.

    ResponderExcluir
  15. Nesta aula observamos que para alterar o pH nos acadêmicos utilizamos substancias como o vinagre mas quando há apenas o aumento da temperatura ocorre a aglutinação.

    ResponderExcluir
  16. Na quinta aula prática foi de suma importância pois aprendemos a alterar as estruturas de proteínas albumina, para alterar o PH, foi usado o vinagre, onde com o aumento da temperatura ocorreu aglutinação.

    ResponderExcluir
  17. Vimos nesta aula,como altera a estrutura física da proteína albumina.Observamos que para alterar o pH foram utilizado o vinagre onde juntos ao aquecimento se formou um coagulo devido a temperatura. Com o aumento da temperatura vimos também a aglutinação.Rosimeire Souza de Lima.

    ResponderExcluir
  18. Nesta 5º aula prática vimos que a estrutura de uma proteína podem ser alteradas em diversos fatores, vimos também a alteração da albumina, na mudança de temperatura e PH.

    João Vinicius Ferreira Souza

    ResponderExcluir
  19. Nesta aula prática tivemos a oportunidade de observarmos a concentração de albumina que o ovo possui, vimos que as estruturas de uma proteína podem ser alteradas em diversos fatores.

    ResponderExcluir
  20. Nessa quinta aula prática que foi bem simples, conseguimos verificar a alteração da albumina (clara do ovo) em função da mudança de pH (ácido acético:vinagre) e da temperatura (causa o efeito de desnaturaçao). Essa desnaturação das proteínas ocorre quando as suas estruturas secundárias, terciárias ou quaternárias são modificadas ou destruídas, é o que ocorre com a albumina da clara do ovo que, ao ser aquecida, se torna sólida. Ou seja, ocorre a coagulação das proteinas, que é um processo irreversível. Nessa pratica utilizou dois recipiente com a albumina, em um recipiente acrescentamos a ele o ácido acético e em outro só a albumina, logo após os aquecemos e os resultados foram que no recipiente com o acido acético houve a desnaturação das proteínas, fazendo com que a clara se coagulasse, diminuindo então no seu pH. E já no outro com a clara pura ficou esbranquiçada e com uma consistência sólida, pelo fato de ter sido aquecida, assim provocou uma desnaturação da albumina pelo aumento da temperatura.

    ResponderExcluir