domingo, 24 de novembro de 2013

FRACIONAMENTO CELULAR – SEPARAÇÃO DE ORGANELAS E MACROMOLECULAS

Aula prática n°4

Fracionamento celular_ Separação de organelas e macromoléculas

1_ Introdução

Aula pratica ministrada pelo professor Guilherme Lacerda, onde foi estudado o fracionamento celular com a planta Tradescantia  purpúrea para separar seus cloroplastos. O fracionamento celular consiste na separação, por centrifugação, das estruturas sub-celulares, após rompimento das células. As células podem ser rompidas de várias maneiras, sendo a técnica mais comum, o emprego um pilão plástico rotativo dentro de um tubo. O espaço entre o pilão e a parede do tubo deve ser suficiente para romper as células provocando um mínimo de danos nos organitos. Os fragmentos de retículo endoplasmático unem-se e formam vesículas isoláveis, os microssomos. Utilizando porções de tecido ou células em cultura, obtém-se uma suspensão homogeneizada. É essa suspensão que será sujeita a centrifugação.

2_ Objetivo

Separar os componentes celulares através do fracionamento por centrifugação para o estudo da organização molecular e do funcionamento da célula.
3_ Material
  • 02 a 04 Tubo de microcentrifuga;
  • 01 Almofariz e pistilo;
  • Pipeta de Pasteur;
  • Centrifuga;
  • Detergente de louça;
  • Folhas variegadas;
  • Vinagre.
4_ Métodos
     Colocou-se 3 mL de água acidulada em um almofariz, em seguida esmagou nessa solução 2 a 3 folhas variegadas com um pistilo.
        Transferiu-se com uma pipeta de Pasteur a parte líquida do homogeneizado para um tubo de minicentrífuga e centrifugou rapidamente (15 seg) para retirar fibras de celulose e outros resíduos maiores. Transferiu-se o sobrenadante para um novo tubo e centrifugou por 5 minutos. Transferiu-se o sobrenadante para um novo tubo. Com a pipeta Pasteur, suspenda o precipitado (cloroplastos) em água acidulada.  Acrescentou-se uma gota de detergente no tubo contendo a solução “verde” e em seguida agitou-se o tubo por mais ou menos um minuto.    Centrifugou por mais cinco minutos os tubos com o sobrenadante (“solução roxa”) e com o precipitado (“solução verde”). E por final observou o que aconteceu.


     
      5_ Resultados


                                                                             Foto: Geraldo

                                                       Pode-se ver claramente, após a centrifugação, que o sobrenadante é um líquido roxo, pela presença do pigmento hidrossolúvel antocianina.No fundo do tubo fica um precipitado verde, pela presença dos cloroplastos, que são organelas grandes e por isso vão para o fundo do tubo.


    Foto: Geraldo

           O líquido do tubo fica “todo verde”, porque ao destruir os cloroplastos o detergente “libera” a clorofila. Como esta é uma pequena molécula, a força centrífuga aplicada não consegue precipitá-la, como também não precipita a antocianina, que também é uma molécula pequena.

                                                                                  Foto: Geraldo


6_ Conclusão

Concluirmos que ao colocar as folhas na micro centrifuga com o detergente e fizemos a centrifugação e notamos que o detergente destrói os cloroplastos ficando o clorofila submerso.


7_ Referencias

http://www.youtube.com/watch?v=Jq_qrxp4H-M ( video da 1° turma zootecnia 2013)
DE ROBERTIS, E. D. P. Biologia Celular e Molecular. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S. A. 2003 
MAIA, T. Aula prática 4 - relatório 3 - Fracionamento celular, disponível em: <

22 comentários:

  1. Nesta 4º aula pratica, estudamos a separação das organelas celulares da planta Tradescantia purpúrea, através do fracionamento celular, onde utilizamos o detergente para destruir os cloroplastos e liberar a clorofila, com isso o liquido veio aficar verde.Esta aula foi bastante produtiva, pois todos os objetivos e resultados propostos foram alcançados.

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  2. Na quarta aula prática, observamos a separação das organelas,onde através do fracionamento celular, foi separar o cloroplastos, utilizando o detergente para excluir os cloroplastos e liberar a clorofila .Esta aula de uma forma geral foi bastante produtiva.

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  3. Na nossa 4°aula pratica, observamos a separação das organelas celulares,onde foi utilizado o detergente para destruir os cloroplastos deixando a clorofila. Esta aula foi muito importante, pois todos os objetivos e resultados esperados foram alcançados.

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  4. Esta aula pratica foi bastante interessante, separamos com o detergente a clorofila dos cloroplastos , de pois foi levada para a centrífuga no qual a clorofila ficou como sobre nadante.

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  5. Separamos a clorofila do cloroplasto com o detergente, e levamos para centrifuga onde podemos observar a clorofila e os cloroplastos .

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  6. Foi visto nesta quarta aula pratica a separação das organelas celulares e o método utilizado foi o fracionamento celular . Diante disto foi de suma importância a realização dessa pratica para podermos mais assimilar a teoria na pratica !

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  7. Nesta quarta aula prática utilizamos o detergente para a destruição dos clorosplastos liberando a clorofila, havendo separação das organelas celulares através do fracionamento celular, e para melhor observação do experimento usamos a centrifúga no qual o que ficou sobrenadante foi a clorofila e a planta utilizada foi a tradescantia purpúrea.

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  8. Na aula prática de fracionamento celular foi de suma importância pois utilizamos o detergente para a destruição dos cloroplasto e assim liberando a clorofila e logo após o liquido foi levado a centrifuga onde só foi utilizado o sobrenadante.

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  9. Eu gostei muito dessa aula prática, pois nela quem não conhecia passou a conhecer a centrífuga, que foi feita por sinal pelos próprios alunos da UNIMONTES, nessa aula nos podemos observar a separação das organelas através do fracionamento celular, e assim podemos obesrvar claramente o cloroplasto que no caso depois de ter passado na centrifuga ficou como sobrenadante da solução.

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  10. Nesta aula pratica observamos por meio do fracionamento celular as organelas da planta Tradescantia , usamos o detergente pra que houvesse a destruição do cloroplasto .

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  11. Nesta quarta aula prática foi realizado o Fracionamento Celular da planta Tradescantia purpúrea que consiste no processo de destruição das células com a utilização de detergente,no qual esse subproduto é levado a centrifugação, onde ocorre a separação das organelas por diferença de peso e de densidade.Fazendo se possível a visualização.

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  12. muito interessante a nossa quarta aula prática pois nela aprendemos sobre o fracionamento celular onde utilizamos a planta Tradescantia, o processo foi feito após a planta ser mascerada com um pistilo, logo após esse processo foi colocada em um frasco, que foi colocado em uma centrifuga para podermos observarmos mais claramente a separação das organelas...

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  13. Nesta aula estudamos sobre a separação das organelas, essa separação feita através do fracionamento celular, um dos objetivos era para que o liquido viesse a ficar verde, para isso foi preciso destruir os cloroplastos e liberar a clorofila esse processo feito com a ultilização do detergente, e para a gente observar-mos melhor o experimento foi usada a centrifúga. No geral foi uma aula muito produtiva, pois alcançamos todos resultados e objetivos.

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  14. O fracionamento celular é utilizado para isolar os diferentes componentes celulares.Estes procedimentos rompem as membranas plasmáticas e separam as frações subcelulares através, da centrifugação.

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  15. Na quarta aula prática tivemos o conhecimento de estudar o fracionamento celular, utilizando uma planta que tem como nome Tradescantia purpúrea, em que tem como objetivo dividir os componentes referentes ao fracionamento por centrifugação. Em seguida, utilizamos um material que além dele destruir os cloroplastos, ele vai liberar a CLOROFILA, que foi um processo realizado pelo detergente , onde foi de extrema importância o uso dele neste experimento. Com isso, para podermos observar com mais clareza foi usado a centrífuga, onde vimos que a clorofila ficou como "sobrenadante" , líquido com uma coloração roxa. E pode-se ver que no fundo há uma precipitação verde, teve esta cor devido a presença dos cloroplastos, organelas nos quais ocorre o processo de fotossíntese, estudado em sala de aula.

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  16. Nesta prática podemos percebe o fracionamento celulares por centrifugação e aconteceu a separação das organelas e podemos ver o cloroplasto.

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  17. Este comentário foi removido pelo autor.

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  18. Nessa aula podemos observar a destruição de cloroplastos usando o detergente e centrifugação onde os cloroplastos forão destruídos ao mesmo tempo o detergente liberou clorofila foi a parte que ficou submersa .

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  19. Nesta aula separamos os compostos celulares através do fracionamento por centrifugação para o estudo da organização molecular e funcionamento da célula. Utilizamos detergente e a Tradescantia purpúrea.

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  20. Nesta aula observamos a destruição de cloroplastos.Usando on detergente e a centrifugação onde os cloroplastos forão destruídos .Em seguida o detergente liberou a clorofila onde esta parte ela fica submersa.Rosimeire Souza de Lima.

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  21. Nesta aula vimos a degradação de cloroplastos. Usando o detergente e a centrifugação ele vai liberar a clorofila, que foi um processo realizado pelo detergente.

    João Vinicius Ferreira Souza

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  22. Essa quarta aula prática foi bem interessante e de grande importancia/valia para nós acadêmicos, pois nela aprendemos através do método fracionamento por centrifugação como separa os componentes celulares a partir das folhas de uma Tradescantia purpurea, para que assim aja o estudo da organização molecular e também do funcionamento da célula. O fracionamento celular então é utilizado quando queremos isolar diferentes componentes celulares, que pode ser feito através da centrifugação, que então separa os componentes celulares através do fracionamento por centrifugação para o estudo da organização molecular e do funcionamento da célula e nos permite conhecer também as etapas para que assim o fracionamento nos forneça os componentes desejados e em condições de uso para o seu estudo. E o principal objetivo do fracionamento pode se dizer que é a ruptura da membrana plasmatica sem que ocorra a destruição das organelas celulares, ou seja, deixa as organelas como núcleo, mitocôndrias, complexo de Golgi, peroxissomos intactos. E nessa prática através desse métodos foi possivel a visualização dos cloroplastos.

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