quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

OBSERVAÇÃO HISTOLÓGICA DE CÍLIOS E FLAGELOS

OBSERVAÇÃO HISTOLÓGICA DE CÍLIOS E FLAGELOS

Prática nº 7


Introdução

No dia 15/10/2013 (terça-feira) foi ministrada pelo Professor Dr. Guilherme Araújo Lacerda a sétima aula prática em laboratório de Biologia da UNIMONTES – Janaúba, onde os alunos do 1º período de zootecnia observaram os cílios e flagelos em cortes histológicos de traqueia e epidídimo. Os cílios e os flagelos são estruturas citoplasmáticas anexas à membrana plasmática das células, tendo origem a partir do prolongamento dos centríolos, constituídos de proteínas motoras (dineínas) formando um conjunto de micro túbulos. O comprimento é variado, sendo os cílios mais curtos e em maior quantidade na superfície da célula, enquanto os flagelos são mais longos e geralmente pouco numerosos.  Os cílios  são estruturas móveis e alongadas que estão na superfície das células Epiteliais Ciliadas. O movimento ciliar é geralmente coordenado, provocando uma corrente de fluido em uma só direção, na superfície das células Epiteliais ciliadas, temos como exemplo a traqueia. Já os flagelos são encontrados nos mamíferos somente nos espermatozoides, tem uma estrutura semelhante à dos cílios. Diferem, entretanto em suas dimensões, sendo mais longos que estes. A função desempenhada pelos cílios e os flagelos é basicamente locomotora, a exemplo dos organismos unicelulares protistas e espermatozoide. Contudo, os cílios também estão presentes em tecidos do trato respiratório (na traqueia), onde realizam função de defesa (retenção e eliminação de partículas e micro-organismos). A composição de ambos é similar, partindo da extremidade basal (cinetossomo ou corpúsculo basal) três grupos de filamentos proteicos, os micro túbulos. Da região mediana em diante, apenas dois desses filamentos se estendem, permitindo maior flexibilidade ao movimento. 

Objetivo

Identificar os princípios elementos celulares ( cilios e flagelos) e histologicos da traqueia e do epidídimo relacionando-os aos micro túbulos


Material


microscópio ótico 

• 1 altas de histologia do sistema reprodutor masculino

• Lâminas nº73 (corte histológico de traquéia)

• Lâminas nº 83 (corte histológico de epidídimo)


Procedimento 

1  ◘  Observamos os cortes histológicos de traquéia na Lâmina 73 e o de epidídimo na lâmina 83.
2  ◘   Identificamos nas objetivas de 4x, 10x, 40x  e comparamos com as estruturas celulares e histológicas ali apresentadas, comparando-as aos esquemas do atlas.
3  ◘   E por fim capturamos imagens do resultado das identificações nas objetivas, a identificação do órgão, tecidos e estruturas celulares.
  

     Resultados

 Figura 1 traqueia: Visualização na objetiva de 4x. (Sarah Gusmão)

Nessa figura é possível observar a mucosa traqueal onde ficam o epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado e o tecido conjuntivo frouxo. Podem ser observadas veias com hemácias no seu interior. É também possível observar-se o tecido cartilaginoso hialino.

Figura 2 traqueia: Visualização na objetiva de 10x. (Sarah Gusmão)

Nessa figura é possível observar-se claramente a mucosa traqueal. Chama a atenção o epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado onde ficam as células cilíndricas ciliadas, células basais e células caliciformes. É possível também observar o tecido conjuntivo frouxo com vasos sanguíneos e glândulas


Figura 3 traqueia: Visualização na objetiva de 40x. (Sarah Gusmão)

Nessa figura é possível observar em detalhes o tecido cartilaginoso hialino. Dos dois lados da cartilagem, é possível ver uma membrana conjuntiva responsável pelo crescimento aposicional. No pericôndrio há uma camada mais celular e outra mais fibrosa. A camada celular é a mais interna ficando junto da cartilagem propriamente dita, enquanto a camada fibrosa é a mais externa. Podemos observar também nessa cartilagem, a matriz cartilaginosa formada de fibras colágenas. Na parte superior aparece o músculo liso da traquéia.


Conclusão 

Com essa aula, podemos concluir que foi de suma importância, pois aprimoramos nossos conhecimentos adquiridos em sala na aula pratica em laboratório. Reforçamos que as funções dos cílios e flagelos são a locomoção da Célula, movimentação de Líquido Extracelular, limpeza das Vias Respiratórias. E que são estruturas móveis, que podem ser encontradas tantos em unicelulares como em organismos complexos. E vale lembra que os cílios são numerosos e curtos e os flagelos são longos , existindo um , ou poucos numa célula.

Referência 

·        LACERDA, G. A. O microscópio de luz. Disponível em: <http://guibiologia.blogspot.com.br/2012/08/pratica-01-o-microscopio-de-luz.html>
·        LACERDA, G. A. Manual de aulas práticas em biologia celular (apostila). Disponível para xerox em: <UNIMONTES/ Campus Janaúba - MG>
·        SOARES, C.P.; SILVA, N.S. Práticas de biologia celular. Disponível em: <http://www.slideshare.net/DanielDelani/aulas-prticas-de-bio-cel>
·        JUNQUEIRA E CARNEIRO (2005), livro didático. Disponível na Biblioteca da UNIMONTES – Campus Janaúba – MG/ para fins de estudo, trabalhos e Xerox.
·        OLIVEIRA, Fernando de ; SAITO, Maria Lúcia. Praticas de Morfologia Vegetal. Editora Atheneu: São Paulo, 2000. p. 1-5.
http://w3.ufsm.br/labhisto/trabalhos/t%DAcnica%20de%20histologia.pdf

14 comentários:

  1. Nesta aula prática de nº 7 podemos observar o movimento dos cílio e flagelos e cortes histológicos estes podendo ser encontrados na traquéia e no epidídimo, visualizamos em várias obejetivas do microscópio, mais a objetiva em que vimos melhor foi a de 40x.

    ResponderExcluir
  2. Nós vimos na sétima prática que cílios e os flagelos são estruturas citoplasmáticas anexas à membrana plasmática das células, tendo origem a partir do prolongamento dos centríolos, constituídos de proteínas motoras formando um conjunto de microtúbulos.

    ResponderExcluir
  3. Ariadne Freitas Silva5 de dezembro de 2013 às 07:06

    Nesta 7ª aula prática, podemos observamos os cílios e flagelos da Traqueia e do Epidídimo.Utilizamos as objetivas de 4x, 10x e 40x.

    ResponderExcluir
  4. Nesta prática ,tivemos o privilégio de observamos o movimento dos cílios e flagelos e cortes histológicos.E vale lembrar que os cílios são numerosos e curtos e os flagelos são longos,existindo um,ou poucos numa célula.ROSIMEIRE SOUZA DE LIMA.

    ResponderExcluir
  5. Nesta aula, aprendemos sobre os cílios e os flagelos são estruturas citoplasmáticas anexas à membrana plasmática das células, tento origem a partir do prolongamento dos centríolos, constituídos de proteínas motoras. Nesta aula observamos os cortes histológicos de traquéia na lâmina 73 e o de epidídimo na lâmina 83.

    ResponderExcluir
  6. Nessa aula pratica foi possível observar com muita atenção os cortes histológicos de traqueia que estava na lâmina 73 e o do epidídimo na lâmina 83. Diante disto foi de suma importância esta oitava aula pratica.

    ResponderExcluir
  7. Com essa aula nós observamos os cortes de cílios e flagelos histológicos de traqueia, onde identificamos nas objetiva de 4x 10x 40x assim identificamos tecidos e estruturas celulares

    ResponderExcluir
  8. Nesta aula pratica podemos ver os principais elementos celulares nos quais são cílios e flagelos histologicos da tranqueia e do epidídimo em relação aos microtúbulos.

    ResponderExcluir
  9. aula onde podemos observar os cílios e flagelos, a visualização nos permite ter um entendimento maior do que foi dito em aula, o que nos enriquece melhor no conteúdo facilitando a compreensão.

    ResponderExcluir
  10. Esta prática foi importante para que nós alunos do curso de zootecnia tivéssemos o conhecimento de observar os cílios e flagelos em cortes histológicos de traqueia, na lâmina 73 e epidídimo, na lâmina 83. Verificamos no microscópio óptico na lente objetiva de 4x a mucosa traqueal, onde podem ser vistas veias com hemácias no seu interior. E com mais precisão na de 40x, foi possível ver em detalhes o tecido cartilaginoso hialino.

    ResponderExcluir
  11. Nessa sétima aula prática sobre a "observação histológica de cílios e flagelos" identificamos os cílios e flagelos que são considerados principais elementos celulares em cortes histológicos da traqueia e do epididimo, relacionando-os aos microtubulos. Os cílios e os flagelos são estruturas citoplasmáticas anexas à membrana plasmática, tem origem a partir do prolongamento dos centríolos, constituídos por dineínas que são proteinas motoras formando assim um conjunto de microtúbulos. Podemos observar nessas aula que o comprimento dos cílios e flagelos são variados, sendo os cílios mais curtos e em maior quantidade na superfície da célula, e já os flagelos são mais longos e geralmente pouco numerosos. A função desempenhada desses elementos celulares pode se dizer que é basicamente locomotora. E com isso digo que foi de suma importancia essa aula pratinha, para term a obtenção desse conhecimentos sobre os cílios e flagelos.

    ResponderExcluir
  12. Nesta aula pratica podemos observar os cilios e flagelos e cortes histologicos.Nas quais podem ser encontrados na traqueia e no epdídimo visualizados nas diversas objetivas do microscópio.

    ResponderExcluir
  13. Esta prática foi importante onde observamos com auxilio do microscópio óptico os cílios e flagelos em cortes histológicos de traqueia, na lâmina 73 e epidídimo, na lâmina 83, e do epidídimo em relação aos microtúbulos.

    ResponderExcluir
  14. Nesta aula pratica vimos os cílios e flagelos anexadas a membrana plasmática das células são originadas dos prolongamentos do centríolo constituídas de proteínas motoras!

    ResponderExcluir