quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

PLAMÓLISE E DESPLAMÓLISE EM CÉLULAS VEGETAIS

PLASMÓLISE E DEPLASMÓLISE EM CÉLULAS VEGETAIS

Aula prática n° 8

Introdução

Neta 8° aula pratica, ministrada pelo professor Guilherme sobre plasmólise e deplasmólise em células vegetais, sendo plasmólise, a vetação do volume da células Poe perda de água. Este fenômeno se da quando a celular é colocada em meio hipertônico, ou seja, quando o meio exterior é mais concentrado que o citoplasma e a  célula perde água por osmose. Deplasmólise fenômeno em verso das plasmólise, isto é quando a célula plasmolisada(desidratada) é colocada em um meio hipotônico, a mesma retorna ao seu volume original.

Objetivo

Determina o efeito da concentração do soluto nas células vegetais pela plasmólise e deplasmólise.

Material

  • ·        01 Microscópio óptico (MO);
  • ·        02 Lâminas;
  • ·        02 Lamínulas;
  • ·        01 Catáfilo de cebola Allium cepa (Liliacease);
  • ·        01 Folha de Tradescantia purpúrea;
  • ·        02 Placas de Petri;
  • ·        Corante (vermelho neutro ou azul de metileno);
  • ·        01 Lâmina de barbear
  • ·        01 Pincel;
  • ·        01 Pinça;
  • ·        01 Cotas-gotas
  • ·        05 ml de água destilada ou de torneira.

    

 Procedimentos

Retirar epidermes da parte externa dos catafilos de cebola- folhas modificadas que formam a cebola de uso doméstico, com a ajuda da pinça e uma lâmina de barbear. Colocar os cortes obtidos em água destilada ou em água de torneira por dez minutos em uma placa de Petri. Após o tempo, retirar os cortes e transferi-los para lâmina, colocar uma gota do corante e cobrir com a lamínula. Observa ao microscópio óptico e desenha.  Acrescentar uma gota de solução de sacarose concentrada. Substitua a solução concentrada de sacarose por água destilada. Repetir os procedimentos com a folha de Tradescantia purpura.

Resultados

Quando a célula está em meio hipertônico, perde água e seu citoplasma se retrai, deslocando a membrana plasmática da parede celular.

Foto: Jamille Silva

Foto: Jamille Silva

Conclusão 

A célula plasmolisada quando é colocada num meio hipertônico, imediatamente ocorre a saída de água para a solução de maior concentração e a perda de solvente faz com que a célula fique flácida. Se ainda assim a célula continuar a perder água, acontece o que chamamos de plasmólise. A célula plasmolisada tem a membrana celular separada da parede celular, fase essa que só é revertida através da deplasmólise que acontece quando a concentração da solução se altera e há entrada de água na célula que volta a ficar túrgida. Em suma, a concentração do meio externo faz com que haja entrada ou saída de água também nas células vegetais, a diferença é que o vacúolo de suco celular define o poder osmótico dessas células. Por possuir uma solução de açúcares, sais e proteínas, e a concentração dessa solução é fundamental durante a osmose.

Referência 

 LACERDA, G.A. Manual de Aulas Práticas em Biologia Celular. Janaúba: UNIMONTES, Faculdade de Zootecnia, 2013.
DESPLASMÓLISE, Wikipédia. <disponível em>: http://pt.wikipedia.org/wiki/Deplasm%C3%B3lise
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito11.php

 

13 comentários:

  1. Aula muito interessante, nunca imaginei poder ver a cebola por este ângulo, nessa aula podemos observar a plamólise e desplasmólise em células vegetais, que no caso foram partes bem finas da cebola com o auxílio do microscópio.

    ResponderExcluir
  2. Observou-se que a célula da cebola ganha água e em seguida ela perdeu água para o meio ocorrendo dos fenômenos o da plasmólise e da deplasmólise.

    ResponderExcluir
  3. Muito enteressante nesta aula aprendemos que osmose, é um processo em que o solvente passa do meio menos concentrado para o de maior concentração com o auxílio de proteínas transportadoras. Nas células vegetais, a presença da parede celular mantém a forma da célula, a estrutura exclusiva das plantas ocupa boa parte da célula adulta e cumpre uma função essencial: ela contém uma solução aquosa com concentração semelhante a do citoplasma.

    ResponderExcluir
  4. Nesta prática observamos a plamólise e desplamólise em células vegetais,onde retiramos partes finas da cebola e em seguida observamos com o auxílio do microscópio.Rosimeire Souza de Lima.

    ResponderExcluir
  5. Foi possível observar nesta aula pratica qual o efeito da concentração do soluto nas células vegetais pela plasmólise e deplasmólise. Sendo assim foi de suma importância para nos acadêmicos.

    ResponderExcluir
  6. Nesta prática, aprendemos que, quando a célula está em meio hipertônico, perde água e seu citoplasma se retrai, deslocando a membrana plasmática da parede celular. Esta aula foi bastante produtiva.

    ResponderExcluir
  7. Nesta prática, verificamos a plasmólise e desplasmólise em células vegetais. A plasmólise é um processo em que o meio exterior é mais concentrado que o citoplasma e a célula perde água para osmose. Estudamos o que é a osmose na sala de aula. E já o processo de desplásmolise é o contrário da plasmólise, porque ela é colocada em um meio hipertônico.

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante esta pratica pois podemos ver o efeito da concentração do soluto nas células vegetais pela a plasmolise e desplamólise com ajudar do microscópio.

    ResponderExcluir
  9. Na oitava aula prática , tivemos a oportunidade de aprender como é realizada a Plasmólise e desplasmólise em células vegetais. A Plasmólise acontece quando uma célula se dá por um meio hipertônico e além disso a célula pode perder água para a OSMOSE, estudado em sala de aula. Já a Desplasmólise é o contrário, é um processo em que a célula se dá por um meio hipotônico. E no experimento, foi possível verificar o efeito da concentração do soluto tanto na plasmólise como na desplasmólise, e nesta prática foi feita pelo microscópio óptica e os objetivos foram alcançados e foi importante para todos nós alunos.

    ResponderExcluir
  10. Nesta oitava aula pratica sobre plasmólise e desplamólise em células vegetais, foi uma aula em laboratório bastante interessante e foi durante a aula determinamos o efeito da concentração do soluto nas soluções vegetais pela plasmólise e desplamolise a partir do catáfilo de cebola (caule buboso). Aprendemos que a plasmolise é o fenômeno causado pela perda de água da célula vegetal, com isso, o potencial hídrico da célula é maior do que da solução externa. Ou seja a plasmolise seria um fenômeno que acontece quando a célula vegetal é submergida a um meio hipertônico, assim provocará a liberação de água do vacúolo, e ocorrerá o processo que chamamos de osmose. Isso causa uma contração do volume da célula, e posteriormente do citoplasma que se distanciará parcialmente da membrana celular. Já a desplamolise é quando a concentração da solução se altera e há entrada de água na célula que volta a ficar túrgida, ou seja, que consiste em colocar a célula em meio hipotônico. Todos os objetivos nesta aula foram alcançados, e tudo aquilo que foi passado em sala foram fixados nessa pratica.

    ResponderExcluir
  11. Nesta aula prática,observou que a cebola ganha agua, e logo em seguida perde agua, para o meio ocorrendo a plasmólise e a desplasmólise.

    ResponderExcluir
  12. Nesta aula vimos um fenômeno que ocorre quando a célula vegetal é submergida a um meio hipertônico, que provocará a liberação de água do vacúolo (osmose).

    ResponderExcluir
  13. Nessa oitava aula pratica verificamos a plasmólise e desplasmólise em células vegetais a célula plasmolisada quando é colocada num meio hipertônico, imediatamente ocorre a saída de água para a solução de maior concentração e a perda de solvente faz com que a célula fique flácida, e a deplasmólise que acontece quando a concentração da solução se altera e há entrada de água na célula que volta a ficar túrgida.

    ResponderExcluir