quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Atividade da Catalase in Vitro

Atividade da Catalase in Vitro


Aula prática n° 10


Introdução

     A  catalase é uma enzima produzida pelos animais e vegetais, introduzida de forma geral, que degrada o Peróxido de Hidrogênio (H2O2 – água oxigenada) em H2O e oxigênio livre. A ação dessa enzima é extremamente rápida. A catalase é largamente distribuída na natureza, estando presente em tecidos animais, vegetais e em bactérias. A concentração é alta no fígado de mamíferos, podendo ser detectada em humanos na sexta semana de desenvolvimento embrionário normal. Os peroxissomos são bolsas membranosas que contém alguns tipos de enzimas digestivos, além disso contém grandes enzimas de catalase, em que tem como função armazenar enzimas que catalisam o peróxido de Hidrogênio ( água oxigenada – H2O2 ) . No fígado, a catalase está confinada aos peroxissomos e, secundariamente, nas mitocôndrias. A catalase é produzida no retículo endoplasmático rugoso e acumulada dentro da célula em organelas denominadas de Peroxissomos.  O peróxido de hidrogênio acumula-se na célula como subproduto de várias reações químicas e é degradado pela catalase.

Objetivo

 Observar a atuação da enzima catalase produzida no fígado para a degradação do peróxido de hidrogênio, e para que nós acadêmicos do primeiro período de zootecnia, relatar os fatores que influenciam na sua atividade enzimática.

Material 

  • ·        04 frascos de penicilina ou tubos de ensaio;
  • ·        05 gramas de areia fina lavada;
  • ·        10 mililitros de água oxigenada, 10 volumes;
  • ·        01 almofariz com pistilo;
  • ·        10 gramas de Fígado cru fresco cortado em pedaços iguais;
  • ·        10 gramas de fígado fervido cortado em pedaços iguais;
  • ·        01 Lamparina;
  • ·        01 Isqueiro ou fósforo;
  • ·        01 Proveta de 10 ou de 100 mililitros;
  • ·        01 Espátula ou colher de café
  • ·        01 caneta de retroprojetor

Procedimentos

Rotular os frascos de penicilina de 01 a 04 e na sequência realizar os seguintes experimentos
·        Tubo 1 - Adicionar 2 ml de água oxigenada cremosa diluída em água mais dois pedaços de fígado cru;
·        Tubo 2 – Adicionar 2 ml de água oxigenada diluída em água mais um pouco de areia.
       Em seguida, triturar um pedaço de fígado, do mesmo tamanho utilizado no tubo 1, com o auxílio do almofariz com areia.
·        Tubo 3 – Adicionar 2 mililitros de água oxigenada mais um pedaço de fígado cru macerado com areia no almofariz;
·        Tubo 4 – Adicionar 2 mililitros de água oxigenada mais um pedaço de fígado previamente fervido.

Resultados

Foto: Emannuelle Alves 

Foto: Emannuelle Alves 


No tubo 1, a catálise do fígado entrou em contato com a água oxigenada, em seguida foi liberado o oxigênio na reação.
    No tubo 2, quando foi colocada a areia, não ocorreu nada, devido a areia não interagir e nem precipitar com a água oxigenada
   No tubo 3, com o fígado cru macerado, a areia vai ajudar as células do tecido a se separarem, assim aumentando a velocidade da reação.
   No tubo 4, O fígado previamente fervido desnaturou a catalase.


Conclusão 

Concluímos, que nesta prática, foi importante para que observássemos as enzimas da catalase produzida no fígado cru e no fígado cozido, com a água oxigenada ( peróxido de hidrogênio ). Portanto, vimos que os resultados obtidos no experimento, foi de acordo com o professor, para que realizássemos a prática utilizando os materiais necessários de maneira correta.

Referência

LACERDA, G. A. Manual de Aulas Práticas em Biologia Celular. Janaúba: UNIMONTES, Faculdade de Zootecnia, 2013.


13 comentários:

  1. Aula bastante interessante onde vimos a importância da catalase como função enzimática que degradando a água oxigenada faz liberar oxigênio ficando a água. O figado produziu maior quantidade de catalase acelerando o processo de liberação de oxigênio.

    ResponderExcluir
  2. eu gostei muito da aula, nela eu descobri que mesmo depois do fígado retirado do corpo, ate certo ponto ele ainda tem atividade, podemos também descobrir a importância da catalase, e a atuação dessa enzima (catalase) produzida no fígado para a degradação do peróxido de hidrogênio.

    ResponderExcluir
  3. Esta prática, foi a que mais chamou minha atenção, devido ao resultado formado no experimento tanto utilizando o fígado cru quando o fígado cozido.
    A catalase que pode atuar como um enzima introduzida pelos animais e vegetais, introduzida de forma geral , degradando o peróxido de Hidrogênio ( água oxigenada ) em água e oxigênio livre. Teve como objetivo verificar a atuação enzimática das enzimas da catalase na água oxigenada, onde utilizamos principalmente o fígado cru, fígado cozido e a areia pra que nós alunos observássemos o resultado. Foi muito importante, porque vimos que utilizando apenas o fígado cru no primeiro tubo, os enzimas da catálise entraram em contato com o peróxido de hidrogênio. E no final do experimento, utilizamos o fígado fervido no tubo, e o resultado obtido foi que houve uma alteração nas propriedades naturais da Catálise.

    ResponderExcluir
  4. Nesta Prática pude perceber que as enzimas são substâncias do grupo das proteínas e atuam como catalisadores de reações químicas. Elas estão entre as biomoléculas mais notáveis devido a sua extraordinária especificidade e poder catalítico, que são muito superiores aos dos catalisadores produzidos pelo homem. Praticamente todas as reações que caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por enzimas. Sendo que catalisador é uma substância que acelera a velocidade de ocorrência de certa reação química.

    ResponderExcluir
  5. Nesta prática,observamos a importância da catalase como função enzimática que ao ser degradada na água oxigenada fez com que liberasse o oxigênio e deixando a água.E o fígado produz maior quantidade de catalase e acelera a liberação do oxigênio.Rosimeire Souza de Lima.

    ResponderExcluir
  6. Esta aula podemos observar as enzimas da catalase produzida no fígado cru e no fígado cozido, com a água oxigenada. Diante disto, vimos que os resultados obtidos no experimento, para que realizássemos a prática utilizando os materiais necessários de maneira correta.

    ResponderExcluir
  7. Nesta décima aula prática, pudemos observar a importância das enzimas da catalase, degradada pelo peróxido de Hidrogênio. Utilizamos o fígado cru e o fígado fervido para realizarmos esta prática. Vimos que o fígado cru interagiu com a água oxigenada, e com isso liberou o oxigênio na reação. E quando foi colocada a areia com o fígado macerado, auxiliou as células do tecido a se separarem.

    ResponderExcluir
  8. Nesta aula, aprendemos que, as enzimas são proteínas que, atuam como catalizadoras na maioria das reações químicas. Os catalizadores aceleram as reações químicas, até torná-las quase instantâneas, pois baixam a energia de ativação necessária para que a reação ocorra. Nesta aula observamos a atuação da enzima catalase produzida na fígado para a degradação do peróxido de hidrogênio.

    ResponderExcluir
  9. Percebemos que a ação da enzima catalase produzida no figado houve a degradação com a água oxigenada pois houve um aceleramento na reação.

    ResponderExcluir
  10. Ariadne Freitas Silva5 de dezembro de 2013 às 12:09

    Nesta aula prática realizamos a Atividade da Catalase in Vitro com o fígado crú e o fígado cozido.No fígado crú vimos que a água oxigenada, a catalase presente no fígado se decompõem na água oxigenada por esse motivo irá sair bolhas que é o oxigênio sendo liberado. E no fígado cozido não irá acontecer a mesma coisa que no fígado crú pois,a catalase foi toda desnaturada quando fervido por esse motivo não há liberação de oxigênio.

    ResponderExcluir
  11. Essa décima aula prática foi bastante interessante, produtiva e bem engrandecedora para nós acadêmicos. Observamos a ação da enzima catalase que é produzida no fígado para a degradação da água oxigenada e os fatores que influenciam na sua atividade enzimática. A catalase é uma enzima produzida pelos animais e vegetais. É importante lembrar que praticamente todas as reações que caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por enzimas, e essas enzimas são substâncias do grupo das proteínas. A catalase reduz diretamente a água oxigenada a água e gás oxigênio, a peroxidase o faz acelerando a reação da água oxigenada com um substrato específico.

    ResponderExcluir
  12. Na aula prática 10 podemos observar a importância da catalase como função enzimática onde utilizamos o figado cru e o figado cozido, ao ser degradada fez com que liberasse oxigenio deixando a agua.O figado produziu maior quantidade de catalase acelerando e liberando oxigenio.

    ResponderExcluir
  13. Aula prática foi bastante interessante Observamos a ação da enzima catalase que é produzida no fígado para a degradação da água oxigenada e os fatores que influenciam na sua atividade enzimática, a catalase presente no fígado se decompõem na água oxigenada por esse motivo irá sair bolhas que é o oxigênio sendo liberado e todos os resultados esperados foram obtidos.

    ResponderExcluir