PRÁTICA Nº 1
USO E AJUSTE DO MICROSCÓPIO ÓPTICO
INTRODUÇÃO:
No dia 20/08/2013 (terça-feira), foi ministrada pelo Professor Dr. Guilherme Araújo Lacerda a primeira aula prática no laboratório de Biologia da UNIMONTES - Janaúba, onde os alunos do 1º período de zootecnia P2, aprenderam a suma importância do microscópio, a forma correta de manuseá-lo e com isso fizeram o uso do microscópio óptico. Que nos permite a visibilidade da organização celular com bastante clareza e perfeição. Essa aula, teve o intuído de complementar e aprimorar os conhecimentos daqueles alunos que ali estavam presentes.
As dimensões das estruturas biológicas agrupam-se em dois grupos, a macroscópica, ou seja, é visíveis a olho humano, e microscópica, estruturas que não são visíveis a olho humano. O homem, com o intuito de conhecer as estruturas biológicas, foi ao longo do tempo induzido à criação de aparelhos que permitia o estudo da microscopia dos seres vivos, e com o passar do tempo ele ia aprimorando esses aparelhos. Essa grande realização foi possível graças a criação do microscópio, e com esses recursos da microscopia, o homem foi assim desvendando os mistérios das células, e assim foi possível a visualização das suas estruturas com grande êxito.
OBJETIVO:
Ter o conhecimento das estruturas do microscópio óptico (sua imagem se forma após um feixe de luz atravessar alguma estrutura) e as suas funções, ou seja, as partes mecânicas (a platina; o parafuso macrométrico e micrométrico; o charriot; o braço; o revolver; e a base) e as partes ópticas (lentes objetivas - 4x, 10x, 40x, 100x; lentes oculares; condensador; espelho; diafragma; e o canhão). Para que assim possa ser aplicado estes conhecimentos as necessidades que a disciplina exige, tanto para pesquisa, como para extensão.
MATERIAL:
- 1 Microscópio
- 1 Lâmina
- 1 Lamínula
- 1 Fio de cabelo
- 1 Conta-gotas
- 1 Gota de água da torneira
- 1 mL (Gota) de óleo de imersão (usado para a visualização da amostra na objetiva de 100x- COR BRANCA).
PROCEDIMENTOS:
A posição fundamental do microscópio após o seu uso é deixá-lo com a mesa (platina) deprimida ao máximo, diminuir totalmente a intensidade da luz, depois desligá-lo e por fim posicionar na menor objetiva que é a de 4x.
Ao inicio de qualquer procedimento com o microscópio, deve-se encontrá-lo nestas seguintes condições:
· Microscópio coberto pela capa de proteção
· · Platina/mesa do microscópio abaixada
· · Posição do revólver na Objetiva de 4X (cor vermelha)
· · Botão de desligar na posição off (desligado)
· · Botão de intensidade da luz no mínimo.
Depois de certificar-se da posição correta dos materiais, pode se iniciar os procedimentos.
· · Primeiramente ligar o microscópio na tomada, certifique-se da voltagem exigida pelo microscópio;
· · Numa lâmina limpa colocar a amostra, neste caso um de fio de cabelo;
· · Logo após colocar uma gota de água sobre a amostra posicionada na lâmina (o fio de cabelo), para isso, usa-se o conta-gotas;
· · Fixar a Lamínula sobre a lâmina;
· · Com a amostra já pronta, coloca-se cuidadosamente na Platina (pois a lâmina é muito frágil) em seu divido lugar, e a prenda com a Pinça;
· · Com o auxilio do Condensador a lâmina tem que ser posicionada de tal modo que a luz transpassasse a amostra do fio de cabelo;
· Com o auxilio do Macrômetro e do Micrômetro é possível da o ajuste e o foco da luz na amostra, para obter uma boa visualização.
RESULTADO:
Com os procedimentos citados acima e a realização de todos, foi possível observar, na lente ocular, a amostra do fio de cabelo, com sua resolução aumentada na objetiva de 4X (cor vermelha), até o seu limite de ampliação.
Figura 1 - Sarah Gusmão- Micrografia captada no microscópio óptico, no
limite de ampliação da objetiva de 4x (cor vermelha).
Logo após a observação na objetiva de 4x, para ser observada a amostra do fio de cabelo com uma resolução e ampliação maior com a objetiva 10X(cor amarela), é só girar o revólver no sentido horário.
Figura 2- Sarah Gusmão- Micrografia captada ao microscópio óptico no
limite de ampliação da objetiva de 10x (cor amarela).
CONCLUSÃO:
A capacidade de ampliação do microscópio óptico nos permite estudar estruturas invisíveis a olho nu; e para que esta prática seja eficiente e tenha êxito é necessário ter o conhecimento dos componentes e de como manusear corretamente o instrumento. Para aqueles que não sabem manusear o microscópio ele não terá utilidade alguma, e é necessário um cuidado redobrado na utilização do microscópio, por ser uma aparelho bastante delicado e por possuir nele parte bem frágeis. Com isso, pode concluir que o microscópio é de suma importância e de grande valia nos estudos de estruturas que não podem ser vistas pelo olho humano, e que quem irá manuseá-lo deve ter consciência de como utilizá-lo, e tomar os devidos cuidados para não danificar o aparelho.
REFERÊNCIAS:
· LACERDA, G. A. O microscópio de luz. Disponível em: <http://guibiologia.blogspot.com.br/2012/08/pratica-01-o-microscopio-de-luz.html>
· LACERDA, G. A. Manual de aulas práticas em biologia celular (apostila). Disponível para xerox em: <UNIMONTES/ Campus Janaúba - MG>
· SOARES, C.P.; SILVA, N.S. Práticas de biologia celular. Disponível em: <http://www.slideshare.net/DanielDelani/aulas-prticas-de-bio-cel>
· JUNQUEIRA E CARNEIRO (2005), livro didático. Disponível na Biblioteca da UNIMONTES – Campus Janaúba – MG/ para fins de estudo, trabalhos e Xerox.
· OLIVEIRA, Fernando de ; SAITO, Maria Lúcia. Praticas de Morfologia Vegetal. Editora Atheneu: São Paulo, 2000. p. 1-5.
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A nossa 1ª aula Prática no laboratório de biologia foi sem duvida de muita importância, pois nela nos podemos ver na prática o que tínhamos aprendido na teoria em sala de aula sobre o uso de microscópio, o instrumento que nos usamos em praticamente todas as aulas práticas. Aula muito boa mesmo, particularmente eu tive um excelente aproveitamento da mesma.
ResponderExcluirFoi de suma importância a aula prática sobre o uso e o ajuste do microscópio óptico, pois só veio fortalecer os conhecimentos adquiridos em sala. Com isso colocamos em prática tudo aquilo que foi visto/mostrado nas aulas teóricas, exemplo disso foi a função do microscópio óptico, as peças que compõem o microscópio, qual a serventia de cada uma. Nessa aula analisamos um fio de cabelo, e através da ajuda do microscópio podemos analisar toda a estrutura do cabelo, visualizamos o mesmo nas objetivas de 4x, 10x, 40x,100x, para a observação do material na objetiva de 100x é necessário colocar uma gota de óleo de imersão na lâmina. Aula essa bastante interessante e que teve o intuito de nos familiarizar com o microscópio que será essencial na maioria das aulas em laboratório.
ResponderExcluirPrimeira aula prática foi bastante importante para conhecer os componentes e aprender a manipular o microscópio, identificando as diferentes estruturas do equipamento. Tivemos a oportunidade de observar um fio de cabelo no microscópio, no qual, observou-se o microscópio, suas estruturas e suas funções, aprendendo a manuseá-lo.
ResponderExcluirA primeira aula pratica com o microscópio foi muito importante para nós do 1° período de zootecnia. Foi na primeira aula que agente aprendeu a manusear o microscópio, e analisar em todas as lentes objetiva de 4x ate de 100x onde observamos o fio de cabelo. Em cada objetiva conseguimos ver com mais precisão
ResponderExcluirO processo aqui apresentado é utilizado para observação podendo ser analisado suas propriedades e características.
ResponderExcluirO microscópio óptico foi um dos primeiros inventados de observação óptica de microestruturas, sendo assim o precursor desse movimento, aqui nessa aula vimos sua relevância e importância, podendo ressaltar a ampliação como a mais considerável.
Foi de suma importância a realização da primeira aula pratica de biologia , onde nos acadêmicos observamos as funções do microscópio óptico , tendo como material um fio de cabelo que nos possibilitou observa em diversas lentes do microscópio.
ResponderExcluirNa primeira aula prática, foi muito importante para sabemos como manusear o microscópio óptico e entender e suas suas funções com a analise de um fio de cabelo podendo avaliar em todas as lentes possíveis.
ResponderExcluirNa primeira aula pratica aprendemos como manusear o microscopio , e podemos analisar um fio de cabelo em todas as obejetivas, tivemos como conhecimento qi os cabelos tem algumas camadas.
ResponderExcluirNesta primeira aula pratica conhecemos as estruturas do microscópio óptico e aplicamos um pouco dos conhecimentos aprendidos na visualização de um fio de cabelo.
ResponderExcluirO professor Guilherme,que ministra a matéria de biologia celular,nos ensinou em nossa primeira aula prática como manusear o microscópio e nela utilizamos um fio de cabelo para a sua visualização,no mesmo vimos em objetivas diferentes e tivemos conhecimento de que o cabelo possui camadas.....
ResponderExcluirLegal a aula principalmente quando o professor Guilherme disse o cabelo é ema proteina
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ResponderExcluirFoi de grande importância o que aprendemos nessa primeira pratica laboratorial, onde observamos no microscópio óptico o fio de cabelo nas suas 4 objetivas, a de 4x, 10x, 40x e 100x,
ResponderExcluirNa primeira aula prática do professor Guilherme , foi extremamente importante para sabermos como é utilizado o microscópio óptico e suas respectivas funções , nas lentes objetivas de 4x, 10x ,40x e 100x . Em cada bancada nesta prática , usamos uma amostra de um fio de cabelo, e os componentes que vimos através da lente , que foi realizado com o intuito de mostrar a sua importância na Biologia .
ResponderExcluirEm nossa primeira aula, foi nos ensinado a como manusear e conhecer as estruturas de um microscópio óptico, e também observamos um fio de cabelo em suas diferentes objetivas 4x,10x,40x,100x, ficamos então sabendo que o fio de cabelo se trata de uma proteína e possuí várias camadas.
ResponderExcluirEstá primeira aula prática foi de muita importância, pois através da mesma conseguimos utilizar tudo que foi dito durante as aulas teóricas. Que foi como manusear o microscópio óptico e as suas objetivas.
ResponderExcluirA primeira aula pratica de Biologia Celular foi se suma importância, pois nela adquirimos todo o conhecimento necessário para o uso do microscópio óptico, aprendemos a ajusta e a focalizar o matéria que será analisado .Que nesta aula foi um fio de cabelo, visualizamos nas lentes objetivas de 4x,10x,40x e 100x, na objetiva de 100x conseguimos ver as camadas do fio analisado.
ResponderExcluirFoi de suma importância a primeira aula pratica de biologia celular em laboratório, pois conseguimos manusear o microscópio óptico, com o auxilio do professor Guilherme, onde já havia explicado em sala de aula.
ResponderExcluirOnde observamos com o microscópio o fio de cabelo visualizados nas diversas lentes objetivas de 4x,10x, 40x e 100x.
acadêmica: Emmely 1 p zootecnia
A primeira aula prática foi de suma importância, pois foi o nosso primeiro contato com o meio em que estamos sendo inseridos, aula esta que foi nos apresentado e permitido o manuseio do microscópio óptico, foi muito importante pois foi a partir dali o nosso primeiro encontro com a realidade de futuras aulas.
ResponderExcluirFoi de muita importância a primeira aula prática onde aprendemos como manusear o microscópio, com ajuda do professor Guilherme. E com isso podemos analisar a estrutura do fio de cabelo através da ajuda do microscópio podemos, visualizamos essas estruturas e suas camadas nas objetivas de 4x, 10x, 40x,100x.
ResponderExcluirJoão Vinicius Ferreira Souza
A primeira aula foi muito interessante e de grande importância pois aprendemos como se deve manusear corretamente o microscópio. Foi visto também o fio de cabelo em diferentes objetivas sendo elas a de 4x, 10x, 40x e 100x.
ResponderExcluirA primeira aula pratica ,foi de suma importância para nosso aprendizagem.Pois aprendemos como manusear e observar através do microscópio.Onde avistamos na primeira prática o fio de cabelo.Muito interessante porque observamos por diferentes objetivas do microscópio e percebemos que através de cada uma surgiam uma mudança(tamanho,cor,etc.).Rosimeire Souza de Lima
ResponderExcluirNessa primeira aula pratica aprendemos a suma importância do microscópio, a forma correta de manuseá-lo e vimos que ele nos permite a visibilidade da organização celular com bastante clareza e perfeição.E também foi nessa aula que aprendemos a diferenciar as partes de um microscópio óptico as partes mecânicas (a platina; o parafuso macrométrico e micrométrico; o charriot; o braço; o revolver; e a base)
ResponderExcluire as partes ópticas (lentes objetivas - 4x, 10x, 40x, 100x; lentes oculares; condensador; espelho; diafragma; e o canhão).