sexta-feira, 25 de outubro de 2013

USO E AJUSTE DO MICROSCÓPIO ÓPTICO

PRÁTICA Nº 1
USO E AJUSTE DO MICROSCÓPIO ÓPTICO


INTRODUÇÃO:

No dia 20/08/2013 (terça-feira), foi ministrada pelo Professor Dr. Guilherme Araújo Lacerda a primeira aula prática no laboratório de Biologia da UNIMONTES - Janaúba, onde os alunos do 1º período de zootecnia P2, aprenderam a suma importância do microscópio, a forma correta de manuseá-lo e com isso fizeram o uso do microscópio óptico. Que nos permite a visibilidade da organização celular com bastante clareza e perfeição. Essa aula, teve o intuído de complementar e aprimorar os conhecimentos daqueles alunos que ali estavam presentes.  
As dimensões das estruturas biológicas agrupam-se em dois grupos, a macroscópica, ou seja, é visíveis a olho humano, e microscópica, estruturas que não são visíveis a olho humano. O homem, com o intuito de conhecer as estruturas biológicas, foi ao longo do tempo induzido à criação de aparelhos que permitia o estudo da microscopia dos seres vivos, e com o passar do tempo ele ia aprimorando esses aparelhos. Essa grande realização foi possível graças a criação do microscópio, e com esses recursos da microscopia, o homem foi assim desvendando os mistérios das células, e assim foi possível a visualização das suas estruturas com grande êxito.


OBJETIVO:

Ter o conhecimento das estruturas do microscópio óptico (sua imagem se forma após um feixe de luz atravessar alguma estrutura) e as suas funções, ou seja, as partes mecânicas (a platina; o parafuso macrométrico e micrométrico; o charriot; o braço; o revolver; e a base) e as partes ópticas (lentes objetivas - 4x, 10x, 40x, 100x; lentes oculares; condensador; espelho; diafragma; e o canhão). Para que assim possa ser aplicado estes conhecimentos as necessidades que a disciplina exige, tanto para pesquisa, como para extensão.

MATERIAL:
  •       1 Microscópio
  •       1 Lâmina
  •       1 Lamínula
  •       1 Fio de cabelo
  •       1 Conta-gotas
  •       1 Gota de água da torneira 
  •      1 mL (Gota) de óleo de imersão (usado para a visualização da amostra na objetiva de 100x- COR BRANCA).

      PROCEDIMENTOS:

     A posição fundamental do microscópio após o seu uso é deixá-lo com a mesa (platina) deprimida ao máximo, diminuir totalmente a intensidade da luz, depois desligá-lo e por fim posicionar na menor objetiva que é a de 4x. 
      Ao inicio de qualquer procedimento com o microscópio, deve-se encontrá-lo nestas seguintes condições:

 ·        Microscópio coberto pela capa de proteção

·          ·   Platina/mesa do microscópio abaixada
·          ·  Posição do revólver na Objetiva de 4X (cor vermelha)
·          ·   Botão de desligar na posição off (desligado)
·          ·    Botão de intensidade da luz no mínimo.
     
     Depois de certificar-se da posição correta dos materiais, pode se iniciar os procedimentos.

·       ·  Primeiramente ligar o microscópio na tomada, certifique-se da voltagem exigida pelo microscópio;
·       ·    Numa lâmina limpa colocar a amostra, neste caso um de fio de cabelo;
·       ·    Logo após colocar uma gota de água sobre a amostra posicionada na lâmina (o fio de cabelo), para isso, usa-se o conta-gotas;
·      ·  Fixar a Lamínula sobre a lâmina;
·      ·  Com a amostra já pronta, coloca-se cuidadosamente na Platina (pois a lâmina é muito frágil) em seu divido lugar, e a prenda com a Pinça;
·      ·   Com o auxilio do Condensador a lâmina tem que ser posicionada de tal modo que a luz transpassasse a amostra do fio de cabelo;
    · Com o auxilio do Macrômetro e do Micrômetro é possível da o ajuste e o foco da luz na amostra, para obter uma boa visualização.

     RESULTADO:

    Com os procedimentos citados acima e a realização de todos, foi possível observar, na lente ocular, a amostra do fio de cabelo, com sua resolução aumentada na objetiva de 4X (cor vermelha), até o seu limite de ampliação.



     Figura 1 - Sarah Gusmão-  Micrografia captada no microscópio óptico, no 
limite de ampliação da objetiva de 4x (cor vermelha).

   Logo após a observação na objetiva de 4x, para ser observada a amostra do fio de cabelo com uma resolução e ampliação maior com a objetiva 10X(cor amarela), é só girar o revólver no sentido horário.

          Figura 2- Sarah Gusmão- Micrografia captada ao microscópio óptico no 
        limite de ampliação da objetiva de 10x (cor amarela).

   CONCLUSÃO:

     A capacidade de ampliação do microscópio óptico nos permite estudar estruturas invisíveis a olho nu; e para que esta prática seja eficiente e tenha êxito é necessário ter o conhecimento dos componentes e de como manusear corretamente o instrumento. Para aqueles que não sabem manusear o microscópio ele não terá utilidade alguma, e é necessário um cuidado redobrado na utilização do microscópio, por ser uma aparelho bastante delicado e por possuir nele parte bem frágeis. Com isso, pode concluir que o microscópio é de suma importância e de grande valia nos estudos de estruturas que não podem ser vistas pelo olho humano, e que quem irá manuseá-lo deve ter consciência de como utilizá-lo, e tomar os devidos cuidados para não danificar o aparelho.

     REFERÊNCIAS:
·        LACERDA, G. A. O microscópio de luz. Disponível em: <http://guibiologia.blogspot.com.br/2012/08/pratica-01-o-microscopio-de-luz.html>
·        LACERDA, G. A. Manual de aulas práticas em biologia celular (apostila). Disponível para xerox em: <UNIMONTES/ Campus Janaúba - MG>
·        SOARES, C.P.; SILVA, N.S. Práticas de biologia celular. Disponível em: <http://www.slideshare.net/DanielDelani/aulas-prticas-de-bio-cel>
·        JUNQUEIRA E CARNEIRO (2005), livro didático. Disponível na Biblioteca da UNIMONTES – Campus Janaúba – MG/ para fins de estudo, trabalhos e Xerox.
·        OLIVEIRA, Fernando de ; SAITO, Maria Lúcia. Praticas de Morfologia Vegetal. Editora Atheneu: São Paulo, 2000. p. 1-5.







b



23 comentários:

  1. A nossa 1ª aula Prática no laboratório de biologia foi sem duvida de muita importância, pois nela nos podemos ver na prática o que tínhamos aprendido na teoria em sala de aula sobre o uso de microscópio, o instrumento que nos usamos em praticamente todas as aulas práticas. Aula muito boa mesmo, particularmente eu tive um excelente aproveitamento da mesma.

    ResponderExcluir
  2. Foi de suma importância a aula prática sobre o uso e o ajuste do microscópio óptico, pois só veio fortalecer os conhecimentos adquiridos em sala. Com isso colocamos em prática tudo aquilo que foi visto/mostrado nas aulas teóricas, exemplo disso foi a função do microscópio óptico, as peças que compõem o microscópio, qual a serventia de cada uma. Nessa aula analisamos um fio de cabelo, e através da ajuda do microscópio podemos analisar toda a estrutura do cabelo, visualizamos o mesmo nas objetivas de 4x, 10x, 40x,100x, para a observação do material na objetiva de 100x é necessário colocar uma gota de óleo de imersão na lâmina. Aula essa bastante interessante e que teve o intuito de nos familiarizar com o microscópio que será essencial na maioria das aulas em laboratório.

    ResponderExcluir
  3. Primeira aula prática foi bastante importante para conhecer os componentes e aprender a manipular o microscópio, identificando as diferentes estruturas do equipamento. Tivemos a oportunidade de observar um fio de cabelo no microscópio, no qual, observou-se o microscópio, suas estruturas e suas funções, aprendendo a manuseá-lo.

    ResponderExcluir
  4. A primeira aula pratica com o microscópio foi muito importante para nós do 1° período de zootecnia. Foi na primeira aula que agente aprendeu a manusear o microscópio, e analisar em todas as lentes objetiva de 4x ate de 100x onde observamos o fio de cabelo. Em cada objetiva conseguimos ver com mais precisão

    ResponderExcluir
  5. O processo aqui apresentado é utilizado para observação podendo ser analisado suas propriedades e características.
    O microscópio óptico foi um dos primeiros inventados de observação óptica de microestruturas, sendo assim o precursor desse movimento, aqui nessa aula vimos sua relevância e importância, podendo ressaltar a ampliação como a mais considerável.

    ResponderExcluir
  6. Foi de suma importância a realização da primeira aula pratica de biologia , onde nos acadêmicos observamos as funções do microscópio óptico , tendo como material um fio de cabelo que nos possibilitou observa em diversas lentes do microscópio.

    ResponderExcluir
  7. Na primeira aula prática, foi muito importante para sabemos como manusear o microscópio óptico e entender e suas suas funções com a analise de um fio de cabelo podendo avaliar em todas as lentes possíveis.

    ResponderExcluir
  8. Na primeira aula pratica aprendemos como manusear o microscopio , e podemos analisar um fio de cabelo em todas as obejetivas, tivemos como conhecimento qi os cabelos tem algumas camadas.

    ResponderExcluir
  9. Nesta primeira aula pratica conhecemos as estruturas do microscópio óptico e aplicamos um pouco dos conhecimentos aprendidos na visualização de um fio de cabelo.

    ResponderExcluir
  10. O professor Guilherme,que ministra a matéria de biologia celular,nos ensinou em nossa primeira aula prática como manusear o microscópio e nela utilizamos um fio de cabelo para a sua visualização,no mesmo vimos em objetivas diferentes e tivemos conhecimento de que o cabelo possui camadas.....

    ResponderExcluir
  11. Legal a aula principalmente quando o professor Guilherme disse o cabelo é ema proteina

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Foi de grande importância o que aprendemos nessa primeira pratica laboratorial, onde observamos no microscópio óptico o fio de cabelo nas suas 4 objetivas, a de 4x, 10x, 40x e 100x,

    ResponderExcluir
  14. Na primeira aula prática do professor Guilherme , foi extremamente importante para sabermos como é utilizado o microscópio óptico e suas respectivas funções , nas lentes objetivas de 4x, 10x ,40x e 100x . Em cada bancada nesta prática , usamos uma amostra de um fio de cabelo, e os componentes que vimos através da lente , que foi realizado com o intuito de mostrar a sua importância na Biologia .

    ResponderExcluir
  15. Em nossa primeira aula, foi nos ensinado a como manusear e conhecer as estruturas de um microscópio óptico, e também observamos um fio de cabelo em suas diferentes objetivas 4x,10x,40x,100x, ficamos então sabendo que o fio de cabelo se trata de uma proteína e possuí várias camadas.

    ResponderExcluir
  16. Está primeira aula prática foi de muita importância, pois através da mesma conseguimos utilizar tudo que foi dito durante as aulas teóricas. Que foi como manusear o microscópio óptico e as suas objetivas.

    ResponderExcluir
  17. A primeira aula pratica de Biologia Celular foi se suma importância, pois nela adquirimos todo o conhecimento necessário para o uso do microscópio óptico, aprendemos a ajusta e a focalizar o matéria que será analisado .Que nesta aula foi um fio de cabelo, visualizamos nas lentes objetivas de 4x,10x,40x e 100x, na objetiva de 100x conseguimos ver as camadas do fio analisado.

    ResponderExcluir
  18. Foi de suma importância a primeira aula pratica de biologia celular em laboratório, pois conseguimos manusear o microscópio óptico, com o auxilio do professor Guilherme, onde já havia explicado em sala de aula.
    Onde observamos com o microscópio o fio de cabelo visualizados nas diversas lentes objetivas de 4x,10x, 40x e 100x.
    acadêmica: Emmely 1 p zootecnia

    ResponderExcluir
  19. A primeira aula prática foi de suma importância, pois foi o nosso primeiro contato com o meio em que estamos sendo inseridos, aula esta que foi nos apresentado e permitido o manuseio do microscópio óptico, foi muito importante pois foi a partir dali o nosso primeiro encontro com a realidade de futuras aulas.

    ResponderExcluir
  20. Foi de muita importância a primeira aula prática onde aprendemos como manusear o microscópio, com ajuda do professor Guilherme. E com isso podemos analisar a estrutura do fio de cabelo através da ajuda do microscópio podemos, visualizamos essas estruturas e suas camadas nas objetivas de 4x, 10x, 40x,100x.
    João Vinicius Ferreira Souza

    ResponderExcluir
  21. A primeira aula foi muito interessante e de grande importância pois aprendemos como se deve manusear corretamente o microscópio. Foi visto também o fio de cabelo em diferentes objetivas sendo elas a de 4x, 10x, 40x e 100x.

    ResponderExcluir
  22. A primeira aula pratica ,foi de suma importância para nosso aprendizagem.Pois aprendemos como manusear e observar através do microscópio.Onde avistamos na primeira prática o fio de cabelo.Muito interessante porque observamos por diferentes objetivas do microscópio e percebemos que através de cada uma surgiam uma mudança(tamanho,cor,etc.).Rosimeire Souza de Lima

    ResponderExcluir
  23. Nessa primeira aula pratica aprendemos a suma importância do microscópio, a forma correta de manuseá-lo e vimos que ele nos permite a visibilidade da organização celular com bastante clareza e perfeição.E também foi nessa aula que aprendemos a diferenciar as partes de um microscópio óptico as partes mecânicas (a platina; o parafuso macrométrico e micrométrico; o charriot; o braço; o revolver; e a base)
    e as partes ópticas (lentes objetivas - 4x, 10x, 40x, 100x; lentes oculares; condensador; espelho; diafragma; e o canhão).

    ResponderExcluir